Soluço

COCEIRINHA: Aquela pulga atrás da orelha… | “Soluço sai, soluço vem, vai para quem não tem!”

Você já ouviu esse bordão, Aventureiro? 

Sabe aqueles dias em que você está em casa ou no trabalho e começa um “hic” incessante, de um soluço irritante?

E aí você tenta todas as dicas possíveis da vovó para terminar com o soluço, como prender a respiração, beber água, repetir uma frase ou até mesmo levar um susto.

Ficamos contentes em dizer que algumas dicas da vovó não são apenas crendices populares, já que um bom susto pode curar um ataque de soluços!

Quando nos assustamos com algo, nosso organismo libera adrenalina e restabelece o funcionamento de um nervo do pescoço que cessa o soluço. Um copo de água gelada tem o mesmo efeito e também pode ajudar.

Quanto à frase milagrosa, ainda não há uma certeza. Algumas pessoas acreditam que após repeti-la três vezes, o soluço some. Mas outras dizem que é só balela. 

Para sabermos a verdade, teremos que usá-la numa crise de soluços!

O soluço acontece por causa de uma contração involuntária do diafragma, um músculo localizado abaixo do pulmão e que separa o tórax do abdômen.

O diafragma auxilia na respiração. Ao se contrair, ele desce e libera espaço para entrar ar nos pulmões. Ao relaxar, ele sobe para o ar sair.

A contração do diafragma é controlada pelo nervo frênico e a irritação dele pode fazer o diafragma contrair quando não deveria.

Na parte superior das nossas cordas vocais existe uma “tampa” chamada glote. Ela faz o movimento de abrir e fechar para a passagem do ar dos pulmões.

Assim, quando o diafragma faz essa contração de repente, a glote fecha, interrompendo a passagem de ar e produzindo o famoso som do soluço, o conhecido “hic”.

Essa irritação do diafragma pode acontecer por vários motivos: choro, gargalhada, estresse ou por comer depressa.Agora que já sabe como o soluço acontece e que as dicas da vovó podem funcionar, não hesite em fazer uso quando o “hic” começar!
.
.
.
#prismaespacogeek#prisma#pmpf#cultura#tecnologia#educação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.