Smurf

Você já ouviu falar em “smurf”? E em “conta smurf”? Então “cola aqui” no Glossário Geek do Prisma Espaço Geek.

SMURF: Reconhecidos amplamente como os pequeninos azuis, os Smurfs são personagens originados nas HQ’s que ganharam notoriedade no cenário cinematográfico. Originalmente chamados de Les Schtroumpfs, Os Smurfs “nasceram” pelas mãos de Peyo – cartunista belga Pierre Culliford.

A palavra “smurf” é uma tradução holandesa do francês “schtroumpf” e foi criada acidentalmente. Ao pedir para seu amigo que lhe passasse o saleiro, Peyo esqueceu o nome e inventou a palavra dizendo “me passe esse ‘schtroumpf’”. Achando o nome engraçado, utilizou para batizar seus personagens azuis.

Mas o que isso tem a ver com as contas “smurf”?

Os games online normalmente são baseados em níveis de experiência e habilidades que o jogador só desenvolve com o tempo. Conforme evolui, mais difícil é jogar contra alguém, uma vez que as pessoas acabam se tornando “experts” no jogo. Os sistemas dos jogos são, assim, desenvolvidos para que jogadores de níveis superiores não tenham que enfrentar jogadores novatos, ou de experiência média.

Dessa forma, uma “conta smurf” é uma conta nova, criada por um jogador experiente, como o objetivo de jogar contra novatos, para treino, para imergir-se em novos modos de jogo, para aprender a jogar com um novo personagem, para ensinar um amigo que está começando a jogar a adquirir experiência; enfim, refazer a narrativa do game.

O termo surge no game Warcraft 2, em que dois jogadores se tornaram tão fortes, que ninguém mais queria batalhar contra eles. Geoff Fraizer e Greg Boyko, deram o nome aos seus novos personagens de PapaSmurf e Smurfette, jogando de forma discreta, derrotando a todos novamente.

Há inúmeros “smurfs” por aí jogando como se fossem novatos, mas com habilidades visivelmente superiores às do seu nível. Criar uma conta smurf pode ser, de certa forma, injusto ou mesmo antiético. Por isso, antes de utilizar uma smurf pense bem nos motivos pelos quais te levaram a essa prática no jogo, combinado?

E aí? Bora treinar para derrotar as smurfs do seu jogo preferido? Conte para a gente sua experiência nos comentários.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *