Se homem veio do macaco, por que eles ainda existem?

Se alguma vez você já foi ao zoológico, provavelmente deve ter reparado as semelhanças e diferenças entre os seres humanos e os macacos. Você já se perguntou: Se o ser humano veio do macaco, por que ainda existem macacos? Ou então: Aqueles macacos ali no zoológico vão virar seres humanos algum dia? Segue o texto que chegou a hora de solucionar essa dúvida!

Bom, primeiramente temos que falar sobre a seleção natural, que é uma teoria científica proposta por Charles Darwin no livro “A origem das espécies”, lançado em 1859. Neste livro, Darwin propôs que os seres vivos mais adaptados (não os mais fortes, nem os mais inteligentes, nem os mais complexos, mas sim aqueles que se adaptam a temperatura, competição, predação, etc…) ao ambiente são aptos a se reproduzir e prosperar sua linhagem.

Baseado nisso, temos aquela famosa imagem da evolução, como uma linha linear que leva de um macaco até o ser humano. Mas, essa imagem está completamente errada, pois a evolução não é linear, ela se divide em ramos, como em uma árvore. A ciência que estuda essa árvore e suas ramificações chama-se cladística.

Isso funciona como uma árvore genealógica, nossa bisavó teve nossa avó e nossa avó teve nossa mãe e tias, essa árvore se ramifica, pois nossos tios tiveram filhos, nossos primos, e nossos primos se casaram gerando mais um galhinho da árvore genealógica. Se pararmos pra pensar nossos primos seguiram sua linha evolutiva e nós seguimos a nossa. Nessa analogia podemos entender como nós e os macacos viemos de um descendente em comum, porém somos diferentes. 

Então, nenhum macaco lá do zoológico vai levantar um belo dia, sem pelos e ereto, pedindo pra sair da jaula e ter um CPF, pois eles estão perfeitamente adaptados ao ambiente natural em que viviam.

Ficou com alguma dúvida? Pode deixar nos comentários!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *