O que veio primeiro: O ovo ou a galinha?

COCEIRINHA: Aquela pulga atrás da orelha…  Sabe quando seu tio vem e te pergunta: quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Se você fica na dúvida em qual responder, se liga nisso:

Se analisarmos a pergunta teremos duas respostas. Se estivermos falando do ovo que uma galinha específica acabou de botar podemos dizer que a resposta é a GALINHA, mas podemos dar outra resposta a essa pergunta.

Do ponto de vista científico e evolutivo, a resposta seria o OVO. Desde a época do  Triássico Superior temos registros de dinossauros que põem ovos que são muito semelhantes aos ovos de galinha que conhecemos atualmente.

Muitas pessoas não sabem, mas as galinhas são os dinossauros atuais, pois suas características físicas e filogenéticas são semelhantes. São seres amniotas, o que significa que possuem ovos cobertos por uma casca protetora, uma membrana chamada âmnio e o líquido amniótico em seu interior.

Essa adaptação veio como uma solução para os animais terrestres não dependerem tanto de corpos d’água para se desenvolverem (como acontece com os répteis, que possuem ovos anamniotas).

Então, assim que a vida começou a acontecer no ambiente terrestre os ovos surgiram (há muito tempo). Podemos dizer que, num sentido amplo, o ovo veio antes, beem antes, da galinha.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *