O que é um Prisma?

COCEIRINHA: Aquela pulga atrás da orelha… 🤔

Eis que você está na casa da sua avó, sentado no sofá, “de boas” no celular, e ousa (OUSA!🙈) pôr os pés na mesinha de centro – aquela cheia de miniaturas de vidro que pesam mais do que parece, sabe?! Olha para os lados. Ninguém no radar. Então você, silenciosamente, ergue o primeiro pé, vigiando o perímetro, quando ouve o barulho de uma miniatura caindo no chão.😳😱😵
O som da discórdia entre você e sua avó (e, muito provavelmente, entre você e a sua mãe!😩) puxa seu olhar para um “pequeno arco-íris” que surge através daquela BENDITA miniatura que, veja só, nem quebrou! 🤗Com alívio, e justamente por isso, sem muita pressa, você observa, coçando a cabeça: “mas que bruxaria é essa”?!
Trata-se de um PRISMA! Um objeto óptico (ou seja, que interage com a luz), de superfície plana, geralmente feito de vidro ou cristal, com propriedade de decompor a luz branca em cores. Isaac Newton (1642–1727) realizou experiências com um prisma para demonstrar fenômenos como a refração e a dispersão luminosa. Em uma de suas experiências ele observou um feixe de luz solar que, ao atravessar uma fresta do quarto escuro, foi decomposto em uma gama de cores similares às do arco-íris. Newton concluiu que as cores que visualizou faziam parte da luz solar branca.

Agora que você já sabe o que é um prisma, conta pra gente: o que você acha que é O PRISMA ESPAÇO Geek? Deixe sua hipótese nos comentários!
Ah, e não esqueça de juntar o prisma da sua avó do chão antes que ela veja, heim?!🤦‍♀️😏
Fonte:  minf.ufpa.br/index.php/prisma
SANTOS, Marco Aurélio da Silva. “Formação de um arco-íris”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/formacao-um-arco-iris.htm. Acesso em 10 de fevereiro de 2020.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *