O Hobbit

Hoje, 22 de setembro, é o dia de comemorarmos mais um Hobbit Day: o Dia dos Hobbits! Baixinhos, rápidos, pacatos e conhecidos por seus pés grandes e peludos… Que tal conhecer mais sobre esse povo tão importante para os livros de Tolkien?

Os hobbits surgem pela primeira vez no livro O Hobbit, do escritor John Ronald Reuel Tolkien (J. R. R. Tolkien). Ele conta que um dia, escreveu em uma folha, “Numa toca no chão vivia um hobbit”. A partir daí, ao longo dos anos, ele construiu todo o universo da série de livros, filmes – e agora, série – do Senhor dos Anéis.

Esse povo tem entre 90 e 120 centímetros de altura. Sua origem, na história, não é clara, mas se sabe que eles têm relação com os homens. 

A maior parte deles vive no Condado, tendo pouquíssimo contato com os outros povos da Terra-Média, como homens, anões e elfos. A nova série Anéis do Poder conta um pouco da história de como os hobbits se estabeleceram nesse lugar, após séculos de nomadismo.

Seu estilo de vida é calmo e campestre. Eles plantam, colhem, festejam, e têm um forte senso de comunidade. Uma curiosidade é que costumam fazer várias pausas para comer durante o dia, chegando a ter até sete refeições. 

Tal data foi escolhida por ser aniversário de Bilbo e Frodo Bolseiro, protagonistas, respectivamente, de O Hobbit e dos Senhor dos Anéis. Eles são considerados um pouco excêntricos pelos outros hobbits, por seu interesse pelo mundo fora do Condado, e seu espírito aventureiro.

Apesar disso, são exatamente seus traços hobbits que os tornam tão importantes em suas aventuras. A valorização das pequenas coisas que importam, como a sensação da grama, a convivência com seus amigos, é o que dá a força para eles superarem os imensos desafios à sua frente.

Assim, são prova das palavras da Senhora élfica Galadriel: “Mesmo a menor pessoa pode mudar o curso da história”.

E aí, Aventureiro? Como pretende comemorar o Hobbit Day? Conta para a gente nos comentários!

.

.

.

.

#prismaespaçogeek #pmpf #cultura #tecnologia #educação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *