Marginália

Você já anotou comentários ou informações nas bordas ou margens da página de algum livro durante sua leitura? Ou você, fã de Harry Potter, lembra das anotações no livro da matéria de Fabricação de Poções Avançado do Príncipe Mestiço em Enigma do Príncipe? Você sabia que esse ato possui um nome próprio? Vamos ver!

A “marginália” é um termo usado para descrever anotações, desenhos, marcas ou outras formas de escrita encontradas nas margens de um livro ou manuscrito. Essas notas podem ser feitas por leitores, estudiosos, bibliotecários ou qualquer outra pessoa que tenha manuseado o livro ou manuscrito ao longo do tempo.

A marginália pode incluir observações pessoais, comentários críticos, reflexões, desenhos, símbolos, palavras estranhas ou simplesmente rabiscos aleatórios. Essas notas podem oferecer ideias valiosas sobre a forma como um determinado texto foi lido e interpretado ao longo do tempo, bem como sobre a cultura e o contexto social em que foi produzido.

A prática de adicionar marginália aos livros ou manuscritos tem uma longa história e pode ser encontrada em manuscritos medievais, bíblias, tratados filosóficos e muitos outros tipos de documentos.

E aí, Aventureir@, já conhecia esse termo? Faz anotações nos seus livros? Conta pra gente nos comentários!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *