Híbrido

Você já ouviu falar de híbridos? Já viu algum organismo híbrido? Provavelmente sim! Ainda mais agora com a nova série da Netflix “Sweet Tooth”. Mas se você não faz ideia do que isso significa, chega mais que o Prisma te explica!

HÍBRIDO: É um organismo resultante de um cruzamento de pais de espécies diferentes, sendo frequentemente um indivíduo infertil. A infertilidade em organismos híbridos é uma ferramenta natural para evitar problemas devido aos números diferentes de cromossomos de cada parental. Mas só temos híbridos se os indivíduos forem geneticamente familiares, como é o caso do Ligre (Tigre + Leão), do Zebralo (Zebra + Cavalo).

Um exemplo mais próximo disso é a Mula, que é um híbrido resultante de um cruzamento entre o jumento (Equus asinus) e a égua (Equus caballus). O jumento possui número cromossômico igual a 62 e a égua igual a 64. 

Por isso, ao gerarem as células reprodutivas, os cromossomos se dividem, gerando 31 no jumento e 32 na égua. Ao cruzarem originam uma prole de Mulas com o número cromossômico total de 63, causando a infertilidade, pois temos um número ímpar de cromossomos. O número ímpar afeta a fertilidade, pois as células terão diferentes números de cromossomos (algumas com 31 e algumas com 32).

Na série “Sweet Tooth” os organismos híbridos são entre humanos e diversos outros animais. O protagonista, por exemplo, é um híbrido entre humano e cervo. Apesar de ser impossível existir um hibridismo entre esses animais, por sermos muito distintos geneticamente, vale a pena conferir, pois a série arrancou diversos elogios da crítica. 

Uma outra utilização dessa palavra nos dias de hoje, devido a pandemia, é o Ensino Híbrido: que apresenta quase o mesmo sentido, uma junção de modos de aprender, alternando, por exemplo, entre o ensino presencial, aquele tradicional em que você vai à escola e o remoto, no qual você fica em casa e aprende através da internet. De acordo com os princípios do Ensino Híbrido, essas atividades devem ser complementares, dispostas a favorecer o desenvolvimento do estudante, com a promoção da sua autonomia.

E aí, curtiu? Tem alguma curiosidade pra gente? Ta gostando do ensino híbrido? alguma dúvida? Deixe ai nos comentários que a gente responde!

.

#prismaespaçogeek #prisma #pmpf #cultura #tecnologia #educação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *