Glossário Tumblr

“Nossa, essa foto ficou muito Tumblr”, “Quer inspiração para fotografias? Dá uma olhada no Tumblr”

Afinal, o que essas frases significam? Como essa rede social chamada Tumblr, criada por David Karp em 2007, virou um gênero estético? Vamos começar por seu significado!

TUMBLR: a palavra vem do termo “tumblelog”, uma espécie de blog no qual se usam diferentes tipos de mídia, como texto, imagens, vídeos, links… Enquanto um blog é uma versão digital de um diário, podemos dizer que um tumblelog é a versão digital de um álbum de recortes. 

“Tumblr” também é um trocadilho. Como no inglês, a palavra “tumble” significa “queda”, podemos dizer que o Tumblr é uma rede na qual os usuários “caem” em um fluxo de recortes feitos por outros usuários, que contam sobre suas vidas e seus interesses.

E é nesse ambiente caótico que o Tumblr cria uma estética própria, muito popular por volta de 2014. Fotos sem mostrar o rosto, imagens borradas, paisagens, uso intenso de cores neon ou pastel… a maior parte das fotos com um quê de melancólico ou nostálgico.

É um estilo cheio de elementos, e um tanto difícil de definir. Há um motivo para isso: ele foi influenciado por diversas outras tendências visuais. O site Creative Market traz como principais influências: Grunge, Retro, Colagem, Neon, Coral (uso de tons rosas, vermelhos e suas variações).

Outras redes, como o Tik Tok e Pinterest, têm trazido de volta esse tipo de estética. Além disso, também apresentam estéticas derivadas, como o “cottagecore”, que romantiza a estética e vida no campo, “spacecore”, focado no espaço, e muitas outras.

Vale lembrar que o Tumblr, além da estética, também é lugar de muitos fandoms, além de ser conhecido por seu humor aleatório. Por exemplo: esse ano, no dia 1° de abril, os usuários tiveram suas telas invadidas por muitos caranguejos amigáveis.

E aí, Aventureiro? O que acha dessa estética? Conta para a gente nos comentários!

.

.

.

.

#prismaespaçogeek #pmpf #cultura #tecnologia #educação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *