Glossário Geek: Bookstan

Você está suando frio, com o coração acelerado… será que ele vai conseguir? Será que ele vai escapar dessa vez? Ele já se meteu em apuros antes, mas nada como agora. Sim! Ele conseguiu! E você sente como se tivesse conseguido também. Depois de uma experiência tão intensa, você não consegue deixar de ir em todas as suas redes sociais falar com o mundo sobre esse livro. E aí, se identificou com esse sentimento? Talvez você seja um “bookstan”.

“Book” vem do inglês, que significa livro, enquanto “stan” é um termo utilizado para designar um tipo de fã que acompanha tudo sobre seu ídolo, desde suas produções até sua vida pessoal. A união desses dois termos gera “bookstan”, que é utilizado para representar os fãs mais dedicados da literatura. 

A principal diferença entre um leitor convencional e um “bookstan” é que o primeiro se contenta com a sua leitura, enquanto o segundo busca desmembrar e analisar cada detalhe, além de criar teorias e possibilidades para a obra. Alguns “bookstans” até mesmo criam perfis dedicados a essas obras em redes sociais, para conversar com outros fãs e pessoas interessadas por elas.

Além disso, existem sites oficiais dedicados a esses fãs, como por exemplo o Wizarding World, previamente conhecido como Pottermore, para os aficionados pelo universo de Harry Potter. Neste website, os usuários são inseridos completamente na narrativa, com testes de casas e de magias características da franquia.

Outro exemplo é o Wattpad, uma plataforma de escrita livre, em que os “bookstans” podem criar histórias alternativas ou paralelas de suas franquias favoritas – as famosas fanfics. Algumas tags contam com milhares de histórias!

E aí, Aventureiro? Tem alguma teoria sobre sua franquia de livros favorita? Conta pra gente aqui nos comentários!

.

.

.

#prismaespaçogeek #pmpf #cultura #tecnologia #educação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *