Foguete tem ré?

COCEIRINHA: Aquela pulga atrás da orelha… Em Rick and Morty existem milhares de dimensões e possibilidades. Quando uma escolha dá errado, é fácil se teletransportar para uma outra onde as coisas são diferentes. No entanto, quando tomamos uma decisão algo inevitavelmente fica para trás. E com esse pensamento surgiu a seguinte expressão: FOGUETE NÃO TEM RÉ! Mas será mesmo?

Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua, acreditava que tal feito seria impossível, obviamente por ter vivido e participado de uma das primeiras eras da exploração espacial. Porém, de alguns anos para cá, algumas empresas alcançaram um avanço histórico se tratando do retorno dos foguetes.

A ideia da “ré” dos foguetes, especialmente aqueles fabricados pela empresa SpaceX de Elon Musk, se explica com a tecnologia inovadora dos pousos verticais do primeiro estágio. Basicamente, estamos falando sobre o retorno da maior parte do foguete, e seu pouso em uma área determinada, geralmente uma das bases de lançamento, ou balsas drones em mar aberto.

A sigla VTVL – Vertical Takeoff, Vertical Landing (ou decolagem vertical, pouso vertical) se refere a este tipo de operação. Principalmente a partir dos anos 2000 houve diversos incentivos para o desenvolvimento de sistemas que controlassem o retorno e pouso em segurança dos estágios.

Além de baratear de forma extremamente significativa o lançamento contínuo de foguetes e possibilitar maior atividade no setor, com a reutilização dos estágios, impulsiona mais voos comerciais e privados como vimos por exemplo a empresa Blue Origin, que vem chamando muita atenção com a proposta do turismo espacial.

Outro fator muito interessante com a reutilização dos estágios dos foguetes é em relação a diminuição do lixo espacial, composto por milhares e milhares de dejetos, satélites desativados e outros materiais que ainda estão na órbita terrestre. Isso tem chamado atenção pelo perigo, por exemplo, de atingir algum equipamento ativo e comprometer sua atividade, ou até mesmo atingir alguma das estações espaciais ou cápsulas tripuladas em órbita.

O que você acha? Foguete não tem ré? Ou tem e pousa em pé?

Diga aí!

.

.

#prismaespaçogeek #pmpf #cultura #tecnologia #educação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *