Feira no Sábado e Domingo

COCEIRINHA: Aquela pulga atrás da orelha… • Para os Geeks que vivem quase dentro das telas, virando noites a jogar ou assistindo uma série nova do top 10 do Netflix, todos os dias são Sábado e Domingo. Porém para aqueles que têm de trabalhar durante esses dias, quase todo dia é uma oportunidade de aproveitar os dois dias que nos foram dados para descansar. Mas a questão é: POR QUE NÃO TEM FEIRA NO SÁBADO E NO DOMINGO?

Em tempos antigos, antes da Idade Média, os dias da semana homenageavam deuses pagãos, como na língua inglesa: Monday (dia da Lua), Tuesday (dia de Tyr), Wednesday (dia de Woden), etc.

Belos nomes, não? #Descolados. A questão é que a atitude não foi muito bem vista na época, devido à divergência de crenças religiosas de então e, assim, o Papa Silvestre II, modificou os nomes para que ficassem em ordem numérica, assim como conhecemos.

Durante muito tempo, as pessoas vêm acreditando que o “feira” significa aquela que tem todo sábado de manhã e que vende aquele pastel quentinho. Então, pasmem!

Não tem absolutamente nada a ver com a feirinha. A “feira” deriva de feriae, que, no latim, significa “dia de descanso” e na páscoa eram contados “primeira-feriae”, “segunda-feriae” e assim por diante.

Assim, devido a mudanças drásticas dentro da igreja, a partir do ano 321 D.C., o imperador Constantino decidiu que a semana teria sete dias, começaria no Domingo, que deriva do Latim “dominicus dies” (dia do senhor), e que terminaria no sábado “shabat” que na tradição dos israelitas significava, também, dia de descanso.
.
.
.
.
#prismaespaçogeek#prisma#pmpf#prismapf#educação#cultura#tecnologia


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *