eSport é um esporte?

COCEIRINHA: Quem nunca se perguntou: eSports é um esporte? O que faz uma modalidade ser considerada esporte?

De acordo com o dicionário Aurélio, esporte é um conjunto dos exercícios físicos praticados com método, individualmente ou em equipe. Mas se esporte é um conjunto de exercícios físicos, por que o Xadrez é considerado esporte?

Há quatro características fundamentais para uma mobilidade ser considerada esporte: ter regras fixas; subordinar essa prática a algum órgão oficial; ser uma atividade competitiva; o atleta estar sempre em busca de um tipo de recompensa maior do que o prazer de praticar o esporte.

Com isso definido, não é difícil entender por que o debate em cima do eSports ter sido muito comentado.

Em 1980 ocorreu o primeiro campeonato de videogames em grande escala, o Space Invaders Championship, organizado pela Atari. O campeonato contou com a participação de aproximadamente 10 mil participantes nos Estados Unidos.

A partir disso os torneios de jogos eletrônicos acabaram se tornando cada vez mais populares e relevantes no cenário competitivo internacional. Hoje, Valorant, Dota 2, Mobile Legends, CS GO e LoL são os games mais populares de eSports, tendo somente o LoL atingido um pico de 5 milhões de espectadores simultâneos.

O grande debate hoje não está em torno da popularidade ou não dos eSports, nem no fato de seus jogadores serem ou não atletas, isso já está bem claro. 

A grande dúvida desportiva é reconhecer a empresa desenvolvedora do jogo como um órgão oficial das competições. O jogo eletrônico competitivo na maioria das vezes só é possível com a interferência direta dessas empresas, o que torna esse debate mais complexo.

Mas a exemplo do que aconteceu com outras inúmeras modalidades esportivas, como a do próprio Xadrez citado acima, é provável que esse problema seja resolvido em breve.

Aventureiro, você já considera eSports um esporte?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *