Efeito de Leidenfrost

COCEIRINHA: Aquela pulga atrás da orelha | O que podem ter a ver o fogão a lenha da sua casa, a lava de um vulcão e a criogenia?

Calma, calma… A gente já explica em quais situações tudo isso faz sentido.

Com a chegada do frio e as noites mais longas do ano muitos apreciam o uso de um utensílio culinário chamado fogão a lenha. Porém, uma questão intriga olhares atentos nele há anos: por que quando uma gota d’água cai na chapa quente do fogão ela não evapora e “corre” para longe?

A ciência explica! Essa reação é conhecida como Efeito de Leidenfrost.

Quando um líquido entra em contato com uma massa muito mais quente que o seu ponto de ebulição, ao contato, uma camada isolante de vapor é criada entre o líquido e a superfície evitando que o líquido evapore rapidamente.

Isso também ocorre na forma inversa, quando por exemplo uma linguiça é mergulhada por alguns instantes em metal líquido, a água contida na superfície da linguiça cria a camada de proteção e impede que ela seja queimada. A propósito, a linguiça foi usada pois especialistas queriam provar que podemos tocar em metal derretido sem se queimar, mas não é para tentar isso em casa.

Sobre a lava e a criogenia, nós encontramos esse resultado também em situações com materiais geológicos quentes. Por exemplo, quando a lava de um vulcão chega ao mar, e também quando ferreiros manipulam metais liquefeitos de maneira rápida, essa camada de vapor impede que ferimentos ocorram.

Não esquecendo que temperaturas extremamente baixas também queimam, sabemos que o nitrogênio líquido, utilizado para preservar amostras biológicas, também manifesta esse comportamento, e caso inalado, pode ter resultados ainda mais letais.

Esse efeito foi apresentado pela primeira vez pelo médico alemão Johann Gottlob Leidenfrost em 1756, na obra De Aquae Communis Nonnullis Qualitatibus Tractatus (Um Tratado Sobre Algumas Qualidades de Água Comum).

Além disso, hoje às 00h32 começou o inverno, para todos que moram aqui no hemisfério sul. Então enquanto curte esse inverno no calor de um fogão a lenha, lembre-se que o efeito de Leidenfrost está à espreita para acontecer.
.
.
#prismaespaçogeek#prisma#pmpf#cultura#tecnologia


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *