
Criado na década de 1970, Dungeons & Dragons – mais conhecido como D&D entre os fãs – foi praticamente o berço dos RPGs de mesa – ou jogos de interpretação de papéis. Criados por Gary Gygax e David Lance, décadas depois o jogo continua tendo uma presença cada vez maior na cultura geek.
Abril marca o lançamento da quarta adaptação em filme baseado nos sistemas e cenários do jogo de mesa, e com alguns dos elementos mais conhecidos dos livros de regras aparecendo na tela, muita gente associou com o desenho animado Caverna do Dragão.
Mesmo quem nunca jogou uma sessão de RPG na vida provavelmente conhece o desenho, mas talvez nem todos saibam que ele é uma adaptação oficial de Dungeons & Dragons, lançado originalmente em 1983 para o canal TSR.
Esta adaptação foi uma co-produção da norte-americana Marvel Productions (parte da Marvel Comics) e da japonesa TOEI Animation (responsáveis pelas animações de Dragon Ball e One Piece).
Mas será então que o filme “Honra Entre Rebeldes” é uma adaptação ou continuação de Caverna do Dragão?
A resposta curta é: não.
A mais longa explica: enquanto o filme e a animação tem o mesmo material como base – o jogo de mesa – cada um deles conta uma história diferente.
Caverna do Dragão conta a história de um grupo de jovens do nosso mundo que foi parar nos Reinos, um mundo de fantasia, e suas Aventuras para voltar para casa. Os Reinos são um mundo exclusivo desta adaptação.
Já no novo filme, a história se passará nos Reinos Esquecidos, mundo criado por Ed Greenwood e publicado desde em 1987, se mantendo como um dos principais cenários de Dungeons & Dragons até hoje. Além disso, o grupo de (quase) heróis é totalmente novo.
O filme promete trazer uma história de aventura no melhor molde “capa e espada” (como Zorro e Piratas do Caribe).
E aí Aventureiro, está pronto para entrar no mundo de Dungeons & Dragons no lançamento do filme, dia 13 de Abril? Conta pra nós!