
Hoje, dia 22 de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional do Folclore. Quando falamos em folclore, você provavelmente lembra de figuras como o saci, a caipora, o boitatá, a cuca… mas que tal conhecermos um pouco mais sobre tudo que é folclore?
Para começar, a palavra surgiu em 1846, quando o escritor e estudioso William John Thoms juntou os termos “folk”, que significa “povo”, e “lore”, que significa “conhecimento” ou “saber”.
Isso significa que, além de figuras folclóricas e lendas, também comemoramos as sabedorias do povo e seus costumes, como aquela receita de chá para a tosse que está na família há gerações, ou a sabedoria dos ditados populares.
E por que 22 de agosto? Porque foi nesse dia, 176 anos atrás, que Thoms publicou a carta na qual usou a palavra pela primeira vez.
E você sabia que Passo Fundo também tem suas próprias lendas? O Chafariz da Mãe Preta, construído em 1863, é uma homenagem à lenda. Ela conta a história de Mariana, uma escrava do cabo Neves que tinha um filho muito amado. Ao saber que ele tinha fugido e que não o veria novamente, chorou, e de suas lágrimas teria brotado uma fonte.
A lenda também conta que no leito de morte de Mariana, Jesus lhe concedeu um pedido. Ela teria pedido para se reunir a seu filho, e também para quem bebesse de sua fonte sempre retornasse.
O historiador Diego Baccin fala que a lenda da Mãe Preta tem origem indígena, com a lenda da Mãe Goiexim, ou seja, é ainda mais antiga.
E aí, Aventureiro? Já conhecia a Lenda da Mãe Preta? Tem algum saber popular ou alguma lenda para compartilhar? Conta para a gente nos comentários!
.
.
.
.
#prismaespaçogeek #pmpf #cultura #tecnologia #educação