Dia do Nacional do Meme

Hoje, dia 13 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Meme! Navegando pela internet você certamente já se deparou com imagens que, apesar de aleatórias e de origem desconhecida, tiraram-lhe uma boa gargalhada.

Mas, antes de tudo, o que é um meme? Segundo o Dicionário de Cambridge, é “uma ideia, imagem, vídeo, etc. que se espalha muito rapidamente na internet”. 

Nesse sentido, o próprio Dia do Meme pode ser considerado um meme — alguém teve a ideia e logo, logo todos estavam postando sobre a data.

Ainda assim, a palavrinha “meme” surgiu antes mesmo da internet se popularizar, lá em 1976! 

No livro “O Gene Egoísta”, Richard Dawkins usou a palavra pela primeira vez ao cortar o termo grego “mimeme”, para ficar mais parecido com “gene”.

O meme de Dawkins seria o equivalente cultural do gene biológico. Assim como os genes se transmitem e sofrem mutações, os memes (ideias e conceitos) são transmitidos e modificados. 

Imagine: você aprende uma receita de macarrão com queijo e um dia decide colocar um tempero. O “meme” original, ou seja, a ideia original, foi alterada — ou não, dependendo do seu gosto.

Claro que, hoje em dia, esse não é mais o significado de meme. Porém, os memes atuais, as piadinhas que se espalham rapidamente nas redes sociais, não deixam de ser memes pela definição de Dawkins. 

Afinal, quando são compartilhados, também sofrem alguma alteração — alguém altera a legenda, faz uma colagem… Ou seja, sofrem “mutações” e são transmitidos.

E aí, Aventureiro, o que achou da origem do meme? E qual o seu meme favorito?

.

.

.

#prismaespacogeek #prisma #pmpf #cultura #tecnologia #educação


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.