Como a Lua aparece no céu durante o dia?

COCEIRINHA: Aquela pulga atrás da orelha… • Sabe quando você se depara com a Lua no céu de dia? E você se pergunta: mas como e porque a Lua aparece durante a manhã ou à tarde no céu?

A Lua é um dos astros naturais que as pessoas mais admiram. Podemos observar à noite quando ela brilha no céu, e também quando misteriosamente aparece durante o dia, pela parte da manhã ou no fim de tarde.

Vale lembrar que, segundo o astrônomo Oscar Matsuura, a Lua está o tempo todo no céu, tanto de dia quanto de noite, nascendo cerca de 48 minutos mais tarde a cada dia.

Durante o dia, ela pode ser vista sim, mas apenas em momentos específicos, como durante o as fases minguante e crescente. A primeira aparece pela manhã e a segunda após o meio-dia, isso porque a lua minguante nasce após o período da lua cheia, à meia noite, permanecendo durante 12 horas no céu. Já a Lua crescente só pode ser vista durante as tardes porque ela só nasce na metade do dia, quando fica iluminada em cerca de 50% de sua superfície durante as mesmas 12 horas.

Como ela não tem luz própria, só podemos vê-la quando ela é refletida pela luz do Sol, e sua iluminação, além da reflexão da luz do sol, depende muito do grau de inclinação dos raios solares. Portanto, a lua  durante o dia, pode ser vista sim, mas apenas durante as fases minguante e crescente.

A lua independente da hora, sempre  atrai olhares de encanto, seja à noite quando ela surge linda em seu tom natural, ou durante o dia quando sua luz se mistura com o brilho do céu diurno.

.

.

.

#prismaespaçogeek #prisma #pmpf #cultura #tecnologia #educaçao


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *