
É 2011 e você está sentado em frente ao computador. Tédio. O que fazer? Ah! Conversar com um bot. “Quanto é 2 ao quadrado?” o robô prontamente responde 4. Mas você pergunta “Será que o significado da vida pode ser representado por uma equação matemática?” Aí o robô falha e responde “Não entendi sua pergunta”. Agora o ano é 2023, você faz a mesma pergunta para o ChatGPT e ele responde algo que parece escrito por um especialista à primeira vista e parece que qualquer coisa que você perguntar ele pode responder.
O ChatGPT é um modelo de linguagem escrita que utiliza inteligência artificial para criar textos de maneira autônoma. Ele aprende conforme mais e mais usuários utilizam a plataforma, aprimorando suas habilidades e criando textos cada vez mais coerentes, o que se chama “fine tuning” ou ajuste fino.
Outro diferencial do programa é que ele também consegue analisar cada palavra das frases para prever a melhor escolha para complementar as frases, uma habilidade que se chama “transformer” nos termos de programação.
Uma polêmica, porém, é que por escrever de maneira tão convincente, o ChatGPT pode ser utilizado para escrever textos e dissertações com certa credibilidade e por ser um programa que aprende com a quantidade de usos, a tendência é que sua escrita seja cada vez melhor. Felizmente, já existem maneiras de identificar um texto gerado por inteligência artificial com ferramentas na internet.
E aí, Aventureir@, já utilizou o chat para fazer perguntas malucas? Conta pra gente aqui nos comentários!