Bazinga

“Vou contar umas piadas. Por que a galinha cruzou a faixa de Moebios? Para chegar do mesmo lado. Bazinga!” (Sheldon Cooper) E aí?! Achou engraçado? Sheldon, sim! Como sabemos disso? Ah, por causa do “BAZINGA”!

Sabe quando tu conta uma piada, diz algo sarcástico ou faz uma “pegadinha” e a pessoa fica te olhando com uma cara do tipo “o que foi isso?!”; e tu retorna o olhar como se dissesse “é engraçado! Ri, caramba!”? Então, teu rosto acabou de dizer…

BAZINGA: é uma expressão introduzida à série TBBT – The Big Bang Theory, por um de seus personagens mais emblemáticos: Sheldon Cooper.

Composta por “zing” (termo usado pelos norte-americanos quando alguém é ridicularizado), a palavra “bazinga” foi repetida desde a 2ª temp. por Sheldon tantas vezes (em contextos parecidos com os que narramos anteriormente), que tornou-se um bordão dentro e fora da série, sendo utilizado justamente para sinalizar verbalmente falas e/ou situações engraçadas – ou não! Mas para o sujeito que disse/fez a “graça”, é hilária!

Entretanto, por que essa expressão, especificamente? Por que Sheldon não fala: “HÁ! Te peguei”, por exemplo?

A explicação está em um dos episódios da série spin-off de TBBT, “Young Sheldon” (ou, o “Jovem Sheldon”), onde a palavra ganhou esta funcionalidade na infância do personagem.

Por volta dos 9 anos, em uma loja de HQs, Sheldon deparou-se com a seguinte propaganda: “Se é engraçado, é Bazinga!”. Detalhe: o anúncio publicitário é real! Pertencia à “Bazinga”, uma empresa de brinquedos da década de 1980.

É, “bazinga” já foi empresa, bordão e até inspiração para o nome de uma abelha (leia a curiosidade ao final do texto). Porém, interessante mesmo é pensar como tudo isso (re)começou.

De acordo com a própria idealizadora de ambas as séries, Warner Bros, o termo era (olha só, a ironia!) uma piada interna dos roteiristas e do elenco de TBBT e foi acrescentada ao roteiro pouco antes da gravação do episódio que inaugurou o bordão na série. Bacana, não?!

CURIOSIDADE PRA GALERA QUE LEU ATÉ O FINAL: Em 2012, o biólogo brasileiro (e fã de TBBT) André Nemésio descobriu uma nova espécie de abelha e batizou a mesma de Euglossa bazinga, em homenagem à série. E não, essa informação não é Baziga!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *