Aventura: rodas de conversa geek.

Por conta da pandemia da covid-19, o Prisma Espaço Geek iniciou suas atividades no ano de 2021 com restrições de acesso ao Espaço por parte do público. Assim, o Prisma buscou diferentes estratégias para viabilizar experiências narrativas à comunidade passo-fundense, sendo uma delas a Aventura: “Call do Prisma”.

Entre os meses de março e maio de 2021, turmas de 21 escolas (públicas e privadas), com estudantes entre 4 e 17 anos de idade, realizaram gratuitamente inscrição para participar de um dos formatos de Aventura do Prisma – a roda de conversa -, com os Conselheiros do Espaço de forma remota, na plataforma do Google Meet, com duração média de 1 hora.

A atividade, que neste modalidade contemplou mais de 400 estudantes, teve como propósito oportunizar aos grupos o intercâmbio de conhecimentos, saberes e práticas sobre diferentes narrativas do cotidiano, assim como seus suportes e suas estratégias de leitura e autoria; tudo isso em um contexto metodológico vinculado aos princípios da Aprendizagem Criativa (RESNICK, 2017).

Cabe destacar que o título “Call do Prisma” buscou dialogar com o contexto gamer, na medida em que os jogadores online costumam utilizar o Aplicativo Discord durante as partidas para realizar as chamadas de áudio – as “calls” – com sua equipe. nessa perspectiva, a “Call do Prisma”, por meio de “quests” – desafios, questões disparadoras e/ou atividades -, acionaram, com os estudantes, as mais diversas narrativas que “estão em jogo” na contemporaneidade.

Outro ponto a esclarecer refere-se à temática das “quests”. Por ser a primeira edição da Aventura em formato de roda de conversa, a “Call do Prisma” iniciou suas atividades articuladas ao universo das narrativas geeks de forma ampla. Desse modo, após a inscrição realizada pelas escolas, professores e estudantes receberam por e-mail o Guia do Estudante Aventureiro, com as “coordenadas” da “Call do Prisma: rodas de conversa GEEK” (link do google meet, data, horário), bem como a proposta do Espaço e da Aventura.

Com o retorno gradativo das atividades presenciais, o Prisma Espaço Geek abriu seus portais físicos para a comunidade em agosto de 2021. Nesse momento, foram oportunizadas apenas Aventuras em formato de Espiral de Aprendizagem Criativa, as quais poderiam ser realizadas individualmente, evitando aglomerações. Entretanto, a segunda edição das Aventuras em formato de roda de conversa já está pronta e à espera dos grupos, agora, na modalidade presencial.

Considerando o impacto da pandemia da covid-19, a temática das “quests” desta segunda edição irá mobilizar a leitura e a autoria de narrativas articuladas às histórias, desejos e sonhos desencadeados neste desafiador contexto.

Inspirado no livro: “Minhas histórias são suas histórias: O que sentimos com o isolamento”, de Luciana Savaget, a “Call do Prisma: roda de sonhos maker”, irá mobilizar o conceito “mão na massa” da cultura maker para construir projetos inventivos repletos de histórias, desejos e sonhos dos Aventureiros, pós-pandemia.

Para ter acesso ao e-Book completo clique aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.